O chocolate é um dos alimentos mais tóxicos para o organismo do cachorro, devido a presença das substâncias cafeína e teobromina, sendo a segunda presente no cacau, fruta que serve como matéria-prima para a produção do alimente, que quanto maior a quantidade, mais prejudicial para a saúde do cão.
Caso o seu cachorro faça o consumo do chocolate, os primeiros sintomas começam a aparecer no animal entre 6 a 12 horas após a ingestão do alimento, a partir disso é importante ficar observando o cachorro e caso ocorra sintomas graves, leve-o imediatamente ao atendimento veterinário, para que resolva rapidamente a intoxicação.
O cães podem apresentar os seguintes sinais e sintomas, são eles: a hiperatividade, respiração ofegante, batimentos cardíacos acelerados ou arrítmicos, espasmos e tremores musculares, convulsões, febre, vômitos, diarreia, movimentos descoordenados, hemorragia intestinal, coma e até morte.
Conselho Federal de Medicina Veterinária adverte o consumo
O médico-veterinário Marcelo Weinstein Teixeira, conselheiro efetivo da organização Conselho Federal de Medicina Veterinária, adverte os tutores sobre o consumo de chocolate pelos seus cães e falou sobre os perigos da presença de substâncias tóxicas. Confira:
“Quanto maior a quantidade de cacau na composição do chocolate, maior a porcentagem de teobromina e, com isso, maiores serão os efeitos. Por esse motivo, quanto mais amargo (mais escuro) o chocolate, mais teobromina ele tem e, consequentemente, maior o risco para a saúde do animal.”