Como saber se o ferrão da abelha está na pele: saiba como retirar
As abelhas quando realizam a picada, seja em animais ou seres-humanos, deixam na pelo o seu ferrão, o qual causa a lesão após soltar o veneno do animal, onde nos casos mais comuns ocorre apenas dor e inchaço no local da picada, já nos casos mais graves, levando o indivíduo à uma reação alérgica, a qual deve ser tratada com cuidado.
Logo após ser picado pela abelha, é necessário fazer a retirada do ferrão, que deve ser feita com certo cuidado. Com isso, listamos 3 dicas para saber como retirar o ferrão e o que fazer após isso, confira a seguir:
- Retire rapidamente o ferrão: com o uso de um objeto com borda, faça a raspagem do ferrão que está dentro, assim facilitando a retirada total e evitando que os sintomas do veneno da abelha se alastrem no local da picada;
- Utilize uma pinça: com o uso da pinça, com suas pontas mais finas, a retirada do ferrão fica mais fácil de acontecer, assim fazendo com que possa evitar o inchaço e a vermelhidão do local onde ocorreu a picada da abelha;
- Após a picada: após a picada e retirada do ferrão, lave o local com água e sabão para evitar a entrada de sujeiras e bactérias onde foi ferido pelo animal.
Sintomas mais graves da picada de abelha
Quando o indivíduo possui algum tipo de predisposição a alergia com o veneno do animal, os sintomas mais graves podem acontecer, assim, necessitando ser levado ao hospital prontamente, evitando que levem a algo ainda pior. Confira quais são os sintomas mais graves causados pelo veneno da abelha:
- Uma sensação de mal-estar, formigamento e tontura.
- Coceira generalizada e urticária
- Inchaço dos lábios ou da língua
- Dificuldade para respirar e sibilos
- Perda de consciência e colapso