Chocolate para cachorro: o que fazer se ele comer?
A páscoa está chegando e com isso os chocolates são um dos símbolos deste dia, onde as crianças são presenteadas com o doce e procuram os ovos escondidos pelos coelhinhos da páscoa, que na história da lenda trazem os ovos de chocolate para elas.
O chocolate é um alimento rico em carboidrato, açúcar e cacau, que não pode ser dado para o seu cão consumir, pois é muito tóxico e a depender das quantidades pode ser fatal para o seu pet canino, com sintomas preocupantes e que fazem mal para o organismo do animal.
Caso o seu cachorro consuma o chocolate, mesmo que em pequena quantidade, é necessário que você o leve para um profissional veterinário de maneira mais rápida possível, para que haja uma orientação de cuidados médicos e evitar complicações piores no pet.
O alimento derivado do cacau é altamente tóxico para os cães devido as substâncias teobromina e a cafeína, que podem causar no seu pet os seguintes sintomas, são eles: hiperatividade, respiração ofegante, batimentos cardíacos acelerados ou arrítmicos, tremores musculares, convulsões, febre, vômitos, diarreia, movimentos descordenados, hemorragia intestinal, coma e até morte.
O que diz o Conselho Federal de Medicina Veterinária?
O Conselho Federal de Medicina Veterinária, CFMV, adverte sobre o consumo do chocolate em seu site oficial, onde diz o seguinte através da fala do médico-veterinário Marcelo Weinstein Teixeira, conselheiro efetivo da organização, confira:
“Quanto maior a quantidade de cacau na composição do chocolate, maior a porcentagem de teobromina e, com isso, maiores serão os efeitos. Por esse motivo, quanto mais amargo (mais escuro) o chocolate, mais teobromina ele tem e, consequentemente, maior o risco para a saúde do animal.”