Cachorro com raiva: como saber se tem a doença?
Os cachorros são os principais animais transmissores da doença raiva no Brasil, a qual tem uma alta taxa de mortalidade e pode ser tratada através de uma vacina, porém, com a grande incidência de cachorros de rua no país, as chances de um deles estarem infectados é alta, assim podendo a partir da mordida, transmitir para o ser-humano.
Para saber se o cachorro está infectado com a raiva, alguns sintomas podem ser observados que vão evidenciar que o vírus pode estar associado ao animal. A raiva se dá em 2 estágios diferentes, são eles “raiva furiosa”, que dura cerca de 1 a 4 dias, e “raiva paralítica”, o segundo estágio, que geralmente leva o animal a óbito.
Confira os sintomas de cada uma das fases da raiva nos cães:
Raiva Furiosa – Estágio 1
- Excitação;
- Agressividade;
- Medo;
- Depressão;
- Ansiedade,
- Demência.
Raiva Paralítica – Estágio 2
- Dificuldade de engolir;
- Salivação;
- Falta de coordenação dos membros,
- Paralisia.
Caso verifique alguns dos sintomas, leve o seu cachorro imediatamente para o médico-veterinário, para que o tratamento possa ser realizado de maneira rápida e consiga curar o seu animal, já que a raiva é uma doença que evolui rapidamente, podendo levar o pet a morte.
Se o humano contrair raiva, o que fazer?
Caso o ser-humano seja infectado com a raiva a partir de uma mordida de um cachorro com a doença, ele deve ir diretamente ao hospital para a realização de exames e tomar uma dose de vacina contra o vírus da enfermidade, que causa sintomas como or de cabeça, febre, náusea, dor de garganta e alterações de sensibilidade no local da ferida provocada pelo animal.