Quem comprou a Viatina-19? Vaca foi comprada por 21 milhões de reais
A Viatina-19, a vaca nelore mais cara do mundo considerada pelo livro dos recordes, o Guiness Book, foi comprada na pelo valor de 21 milhões de reais em 2023, avaliada pelo seu potencial genético, pedigree de importância na raça, raridade da genética e características funcionais, segundo Alysson Sampaio, o jurado da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
Em 23 de junho de 2023, a vaca Viatina-19 FIV Mara Móveis foi adquirida pela empresa paulista Nelore HRO, que com a compra vai se tornar sócia da Casa Branca Agropastoril e da Agropecuária Napemo, as quais já possuíam uma parcela da 50% da posse do animal cada uma.
A vaca Viatina-19 é natural da cidade de Nova Iguaçu de Goiás, que pertence ao estado de Goiás, e tem 5 anos de idade, tendo sido avaliada desde jovem, aos 55 meses, com o valor de 8 milhões de reais, e agora se tornando a mais cara do mundo, levando uma vida de luxo para manter a saúde em ótimas condições.
Presidente da Napemo falou sobre como vive a Viatina-19
Em entrevista ao UOL, a presidente da Agropecuária Napemo, Lorrany Martins falou sobre como vive a Viatina-19 e como faz para manter a saúde dos animais, confira a fala a presidente:
“Prezamos muito pelo bem-estar de todos os animais da fazenda, e com a Viatina não é diferente. Acreditamos que um animal feliz e saudável é um animal produtivo. A Viatina tem um apetite voraz e adora comer. Brincamos que ela fica emburrada quando precisamos controlar sua alimentação para que ela perca peso. Afinal, uma vaca gorda não é saudável como um humano. Sua dieta é relativamente comum, mas sempre cuidadosamente planejada para atender às suas necessidades específicas. Todos os ingredientes são balanceados e proporcionam tudo o que ela precisa para se manter saudável e feliz.”