Saber o sexo dos gatos é importante para saber tomar os cuidados necessários, caso seja um felino fêmea ou macho, os quais precisam ser tratados de maneira diferentes. Com isso, traremos as dicas mais simples para te ajudar a descobrir o sexo dos felinos.
Para descobrir se o gato é fêmea ou macho, você precisa olhar para a parte traseira do pet e observar abaixo do ânus do animal se há os testículos e logo em seguida o pênis do macho, que tem um formato mais arredondado, ou diretamente a vulva da fêmea, que é mais alongada. Confira outras dicas:
- Distância entre o órgão genital e o ânus: a distância do ânus e da vulva da fêmea é menor do que a distância do ânus em relação ao pênis do gato macho;
- Localizar a bolsa testicular: uma forma fácil de analisar o sexo dos gatos é encontrar a bolsa onde ficam os testículos do felino.
A seguir, confira a imagem onde localiza os órgãos íntimos dos felinos:
É importante castrar a felina fêmea?
A médica-veterinária Dra. Suelen, que faz parte do grupo Petz, contou sobre a importância da castração, principalmente nas gatinhas, que possui benéficos ao longo de sua vida. A seguir, confira a fala da Dra., leia:
“A castração evita doenças, como o câncer de mama e ovários. A cirurgia ainda ajuda a evitar as infecções uterinas. O mais indicado é castra a fêmea em torno de seis meses, e costuma ser mais viável, pois a gatinha já está desenvolvida fisicamente, mas ainda não atingiu a maturidade sexual. Porém, vai depender de cada caso.”