Cavalo-marinho grávido: machos engravidam?

Na natureza é muito comum as fêmeas fazerem o processo de gestação e preparam-se para gerar novas vidas, porém, com o os cavalos-marinhos acontece de maneira diferente, tendo os machos capazes de inverter os papéis com as fêmeas, onde recebem os ovos, fertilizam, fazem a gestação e, por fim dão à luz os filhotes.

Segundo estudo, os pesquisadores chegaram a conclusão de que os machos cavalos-marinhos fazem todo processo de gestação por uma questão evolutiva entre a raça, que sofreu com diversas mutações genéticas independentes, em que as características foram transmitidas através de gerações, assim fazendo com que a fêmeas utilize da sua energia para nutrir os ovos produzidos e o macho proporcione um ambiente seguro e controlado ao desenvolvimento do embrião.

Os genes que estão presentes na bolsa dos cavalos-marinhos machos foram identificados por estudos em cerca de 3 mil tipos envolvidos na gravidez, onde entre eles foram mostrados genes que permitem com que os machos possam fornecer nutrientes para os embriões, ajudando em seu desenvolvimento, tornando o processo cada vez mais evoluído com o passar dos anos.

A seguir, veja um vídeo que viralizou de um cavalo-marinho macho dando a luz para mais de 300 filhos, que aconteceu em um aquário na cidade de Balneário Camboriú, Santa Catarina, confira:

Quem são os cavalos-marinhos?

Os cavalos-marinhos são peixes ósseos que podem ser encontrados em recifes de regiões tropicais e subtropicais de todo o planeta, geralmente em águas rasas. Eles são animais da família Syngnathidae e ao gênero Hippocampus, sendo no Brasil, os mais conhecidos Hippocampus reidi e Hippocampus erectus.

1 comentário
  1. […] cavalos-marinhos são animais aquáticos, conhecidos como peixes ósseos, os quais os machos fazem o papel inverso […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.