As pessoas que possuem jardins ou plantas que precisam de fertilizantes, sabe que fazer o seu próprio fertilizante caseiro é uma ótima maneira de fornecer nutrientes para suas plantas de forma econômica e sustentável. Isso porque, é possível fazê-los com casca de banana, cascas de ovos, borra de café, Sal de Epsom ou Sulfato de Magnésio, infusão de grama cortada, infusão de composto orgânico, entre outros.
Confira também: Guia de flores: Tudo sobre a Rosa-de-Saron
O uso de fertilizante colabora em deixar o solo mais rico, permitindo que as plantas da horta consigam receber os nutrientes necessários, resultando de uma maneira satisfatória com muita beleza e alimentos de qualidade. Por isso, se optar por usar alguns dos ingredientes abaixo, confira abaixo como usá-los:
- Casca de Banana: Corte as cascas de banana em pedaços pequenos e enterre eles ao redor da planta. Isso ajudará o solo a ter mais potássio, fósforo e cálcio, ajudando a estimular a floração e a reprodução das plantas.
- Cascas de Ovos: O indicado é usar com as cascas bem trituradas, que podem ser inseridas ao redor da planta e no solo. As cascas são ricas em cálcio e podem ajudar no crescimento das plantas, além de combater o apodrecimento das flores de tomate.
- Borra de Café: É um item fácil de ter em casa e pode ser adicionado no solo para aumentar o nitrogênio. É bastante indicado para fertilizar flores como rosas, hortênsias e magnólias.
- Sal de Epsom ou Sulfato de Magnésio: Como o sal tem propriedades anti-inflamatórias, também se torna uma fonte rica em magnésio e enxofre quando adicionados no solo. É indicado para o cultivo de tomates e rosas.