Sabemos que cuidar de jardim não é uma tarefa simples, pois a manutenção das plantas requer mais cuidados, para que não seja devastado por pragas ou outros tipos de espécies que podem prejudicar as plantas. Entre elas, está a erva daninha que, após se proliferar no solo, pode gerar problemas, sendo o mais indicado impedir antes que isso aconteça ao tomar algumas medidas necessárias.
Confira também: Flores terapêuticas: Conheça seus benefícios e aplicações
Assim, existem práticas consistentes e estratégias eficazes, é possível reduzir significativamente o crescimento dessas plantas indesejadas. Uma das principais técnicas é aplicar Mulch, ou seja, uma camada de material orgânico. Isso pode ser feito com materiais orgânicos (como palha, lascas de madeira, folhas trituradas) ou inorgânicos (como pedras ou plástico) ao redor das plantas. Essa camada morta bloqueia a luz solar, impedindo a germinação das ervas daninhas e ajudando a manter a umidade do solo.
Se notar que existem algumas ervas daninhas no jardim, retire manualmente. Porém, é preciso tirar completamente, removendo as raízes para que não cresçam novamente. Se a proliferação estiver avançada, é indicado usar herbicidas naturais que controlam as ervas daninhas sem prejudicar o meio ambiente. Para isso, misture vinagre e sal e aplique nas ervas daninhas, mas de forma cautelosa para que afete as outras plantas.
Lembrando que manter o solo saudável pode evitar drasticamente de criar o ambiente para as ervas daninhas crescerem. Isso porque com um solo saudável e bem nutrido, ajuda no crescimento das plantas desejadas e dificulta o estabelecimento das ervas daninhas. Para isso, adicione matéria orgânica ao solo regularmente e mantenha um equilíbrio adequado de nutrientes.