A planta brilhantina, também pode ser encontrada pelo nome Pilea microphylla, sendo uma planta ornamental bastante conhecida por seu aspecto compacto e pelas suas folhas pequenas e brilhantes, que conferem um visual elegante e denso. Confira abaixo detalhes de como cuidar dela.
Confira também: Guia de flores: Tudo sobre a Hortênsia
Ela é uma planta bastante versátil e chama a atenção por ser robusta e se adaptar a uma variedade de ambientes. Se souber cuidar bem da brilhantina, ela poderá proporcionar beleza e benefícios a qualquer espaço, podendo ser como planta ornamental ou cobertura de solo, a brilhantina é uma excelente escolha para jardineiros de todos os níveis de experiência.
Para isso, saiba que ela é uma planta que prefere luz indireta brilhante, mas pode tolerar sombra parcial. No entanto, é preciso tomar cuidado com a exposição do sol por longos períodos, pois pode queimar as folhas. Já o solo, ele precisa ser bem drenado e rico em matéria orgânica. Um substrato comum para plantas de interior com boa drenagem é ideal.
Em relação às regas, é importante deixar o solo ligeiramente úmido, mas evite encharcamentos. O mais indicado é regar regularmente, permitindo que a camada superior do solo seque entre as regas. A fertilização também é recomendado, podendo adubar o solo mensalmente durante a primavera e o verão com um fertilizante balanceado para plantas de interior. Mas, reduza a fertilização no outono e inverno.
A pode também pode ser uma forma importante de deixar a planta saudável, manter a forma desejada e controlar o seu crescimento. A poda também ajuda a promover um crescimento mais denso.