O Peiote é um tipo de cacto rico em mescalina que possui o nome científico Lophophora williamsii. Originária do sudoeste dos Estados Unidos e do México, ela é uma planta proibida no Brasil por causa dos efeitos psicodélicos quando consumido na forma de chá por conta dos aditivos da mescalina. Entre outros efeitos, também estão inclusos náuseas e vômitos.
Confira também: Temperos ideais para cultivar em casa
Motivos do Peiote ser proibida no Brasil
A mescalina é um alcaloide que provoca efeitos psicodélicos e, assim como outras plantas com esse tipo de efeito, são proibidas no Brasil, como a Coca e a Cannabis Sativa. Apesar disso, ela é uma planta cultuada em algumas tradições, principalmente por povos indígenas em rituais religiosos e de cura.
Não é somente no Brasil que seu cultivo é proibido, em muitos outros países ela também barrada por conta do alto índice de mescalina, que está na lista de substâncias controladas, tornando qualquer atividade relacionada ao peiote ilegal sem permissão especial. No entanto, nos Estados Unidos é legalizada para um grupo específico, que são os membros de certos povos originários americanos que usam o peiote em contextos religiosos, mas é ilegal para a população em geral.
Riscos do Peiote
Os sintomas de intoxicação com uso de peiote podem ser náuseas, vômitos, ansiedade, e efeitos psicodélicos intensos que podem ser perturbadores ou perigosos. Ela pode ser prejudicial ainda mais para pessoas com condições mentais pré-existentes podendo agravar os sintomas.
Apesar do seu cultivo ser proibido, ela é uma planta que está com risco de extinção, por conta da coleta excessiva e perda de habitat. Tanto que existem cientistas que estão tentando proteger a espécie de ser extinta.