Nas matas e florestas, é possível encontrar uma imensa diversidade de espécies e algumas plantas que podem ser confundidas com bananeiras devido à sua aparência semelhante, especialmente por terem folhas grandes e alongadas. Confira abaixo quatro espécies que podem ser confundidas.
Confira também: Guia completo para cultivar a Rosa-do-Deserto em casa
Heliconia
Ela possui semelhanças com a bananeira porque faz parte da família e é muito comum na América do Sul e Central. Ela se destaca por ter folhas grandes e brilhantes, além de ser capaz de gerar flores exóticas e coloridas, que também se assemelham muito às flores da bananeira. Podem ter até 4 metros de altura e é uma planta bastante resistente, podendo ser cultivada tanto em vasos como no solo.
Strelitzia
Também pode ser encontrada pelo nome Ave-do-Paraíso-Gigante e é uma planta que se parece muito com a bananeira. Nativa da África do Sul, ela se destaca por suas flores que são bem diferentes e lembram um bico de uma ave. Suas folhas também são grandes e robustas, que podem chegar até a 2 metros.
Canna
Conhecida nas regiões tropicais e subtropicais, ela é uma planta que chama a atenção por suas flores grandes e vistosas, que podem ter diversas cores. Com folhas grandes e largas, ela é uma planta fácil de cultivar e pode ser plantada em vasos ou no solo, preferindo bastante sol e umidade.
Ensete
Originária da África e Ásia, ela é muito parecida com a bananeira por conta das suas folhas grandes e verdes. Além disso, também é uma planta que gera frutos e são bastante consumidos na Etiópia. Pode ser cultivada nos vasos e no solo e gosta de calor e umidade.