Existem mitos e verdades em torno da ideia de que plantas dentro do quarto podem ser prejudiciais. No entanto, de acordo com a ciência, dormir com plantas no quarto é seguro e pode até oferecer benefícios à saúde, como a purificação do ar e a redução do estresse. Mas, é importante saber quais espécies podem trazer esses benefícios e se atentar em algumas plantas que podem gerar alergias. Por conta disso, o assunto plantas no quarto é um tópico que gera debates, mas a ciência oferece algumas orientações claras sobre essa questão.
Confira também: Benefícios da Ora-Pro-Nóbis para sua saúde e dieta
Mitos relacionados com plantas no quarto
Um dos principais mitos em torno da ideia de plantas no quarto podem ser prejudiciais, é a ideia de que elas competem com os humanos por oxigênio durante a noite. No entanto, apesar das plantas realizarem a respiração celular durante a noite, no qual consomem oxigênio e liberam dióxido de carbono, a quantidade de oxigênio consumida é mínima e não causa essa competição entre elas e os seres humanos.
Benefícios de Ter Plantas no Quarto
Agora que sabemos que as plantas não são prejudiciais, é importante ressaltar as qualidades e benefícios de tê-las no quarto. Uma delas é purificar o ar e ter a capacidade de remover toxinas do ar, como formaldeído, benzeno e tricloroetileno. Inclusive, é indicado ter espécies como Espada-de-São-Jorge e Lírio-da-Paz.
Outro benefício é aumentar a umidade do local, pois as plantas liberam vapor de água através da transpiração, o que pode aumentar a umidade do ar no quarto, beneficiando a pele e as vias respiratórias, especialmente em climas secos.
A redução do estresse também está atrelado aos benefícios, já que as plantas podem reduzir o estresse e melhorar a qualidade do sono.