Conhecida por suas folhas grandes e verdes, o Chapéu-de-couro é uma planta popular no nosso país principalmente por ser nativa e ter propriedades medicinais. No entanto, apesar dos benefícios para a saúde, é preciso ter cautela no momento de ingerir e é recomendado usar sob orientação profissional, especialmente para mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
Confira também: Como criar e manter uma horta em casa?
Benefícios do Chapéu-de-couro
Um dos principais benefícios da planta é ter ação anti-inflamatória e é indicada para o tratamento de inflamações, especialmente nas articulações. O Chapéu-de-couro também é um diurético natural, capaz de ajudar a eliminar o excesso de líquidos do corpo, sendo útil no tratamento de retenção de líquidos e problemas renais.
Dentre os benefícios, também está o combate de radicais livres, ajudando na prevenção de diversas doenças, além de auxiliar no tratamento de artrite e reumatismo, aliviando dores e inflamações associadas a essas condições. Por fim, a planta também é capaz de ser usada para tratamento de pele, indicado para o momento do banho para tratar problemas de pele como eczemas e dermatites.
Como fazer o chá de Chapéu-de-couro?
O mais indicado é usar a folha do Chapéu-de-couro seca e mais um litro de água. Deixe a água ferver e coloque as folhas secas, que devem curtir por 10 minutos. Em seguida, desligue o fogo e deixe a infusão descansar por 5 minutos. Quando esfriar, coe e sirva. Lembrando que é indicado o consumo de 2 a 3 vezes ao dia, mas é recomendado consultar um médico ou um fitoterapeuta antes de iniciar o consumo regular para garantir que não haja contraindicações específicas.