Quando usamos o termo Caruru para definir alguma planta, sabemos que ela pode ter significados diferentes dependendo da região. Isso é comum no Brasil, principalmente pela diversidade cultural que cada local tem. Por conta disso, o Caruru é uma designação comum a certas plantas do gênero Amaranthus e pode ser encontrada pelo nome ‘Caruru de Manjedoura’ ou ‘Caruru de Espinho’.
A Manjedoura é conhecida como caruru-verdadeiro ou bredo, enquanto o Espinho é uma planta ornamental, também chamada de folha-de-cobre. Apesar de compartilharem o nome Caruru, elas possuem definições diferentes.
Confira também: Guia de flores: Tudo sobre os Ranúnculos
Qual Caruru é comestível?
Normalmente, a Caruru de Manjedoura é utilizada para fins comestíveis. Suas folhas e sementes são nutritivas e consumidas em várias partes do mundo. Vale ressaltar que ela não é tóxica de forma moderada, mas é bom evitar o consumo excessivo, pois, como muitas outras plantas, pode acumular nitratos e oxalatos, que em grandes quantidades podem ser prejudiciais.
A principal forma de preparo é usando suas folhas jovens na forma de salada, cozidas como espinafre ou até mesmo adicionadas a sopas e guisados. Além disso, suas sementes também podem ser comestíveis por serem ricas em proteínas e podem ser usadas como grãos.
Já a Caruru de Espinho, é mais utilizada como planta ornamental devido às suas folhas coloridas e atraentes. Não é conhecida como uma planta comestível e algumas espécies do gênero Acalypha contêm compostos que podem ser tóxicos para humanos e animais se ingeridos. Assim, é melhor evitar o consumo desta planta.