Ter plantas em casa, seja em vasos ou no jardim, é algo que traz diversos benefícios para o ambiente, porém, é preciso tomar alguns cuidados no momento de escolher quais plantas cultivar em certos ambientes. Algumas plantas possuem toxinas que podem ser prejudiciais para os animais domésticos, principalmente com gatos. Se você tem gatos e deseja manter sua casa e jardim seguros para eles, é importante conhecer essas plantas e evitar tê-las em áreas acessíveis aos seus felinos.
Confira abaixo quais plantas são tóxicas para os gatos
- Lírios: São extremamente tóxicos para os felinos e podem gerar falência renal quando ingerido.
- Azaleia e Rododendro: Quando ingerido, pode causar vômitos, diarreia, coma e até a morte.
- Crisântemo: Se o gato ingerir a planta, poderá ter problemas gastrointestinais e neurológicos.
- Tulipas e Jacintos: é preciso ter cuidado com seus bulbos, pois é neles que possuem as toxinas que podem causar vômitos, diarreia e irritação oral.
- Narcisos: A ingestão pode gerar vômitos, diarreia, dor abdominal e problemas cardíacos.
Sintomas de Intoxicação em Gatos
Os gatos são animais que demonstram outros sintomas que podem indicar que estão intoxicados, apresentando salivação excessiva, dificuldade para engolir, letargia, tremores e convulsões e problemas respiratórios. Se notar que o seu felino está com algum desses sintomas, é importante agir rapidamente.
O indicado é remover a planta do alcance do gato e entrar em contato rapidamente com o veterinário, falando para ele todas as informações sobre a planta ingerida e os sintomas observados. É importante não tentar induzir vômito sem orientação veterinária, pois pode ser perigoso dependendo da planta ingerida.