A Dama-da-Noite é uma planta bastante popular por sua beleza e por ter a capacidade de soltar um aroma forte e adocicado após o entardecer. Importante para a polinização, ela é uma planta que pode ser cultivada em casa, porém, é preciso de alguns cuidados por ter toxinas em sua estrutura. Caso tenha crianças ou animais domésticos, é indicado deixá-la longe.
Confira abaixo como cultivar Dama-da-Noite
Para tê-la em casa, saiba que é uma planta que exige alguns cuidados pontuais, como por exemplo o seu solo. Ele precisa ser ligeiramente úmido, mas não encharcado. Quando for regar, faça isso de forma regular, permitindo que a camada superior do solo seque entre as regas.
Lembrando que a quantidade de água pode variar conforme as estações do ano, sendo que no frio, (outono e inverno), reduza a frequência para cerca de uma vez por semana. Outro detalhe importante é reparar em quanto o solo está seco, se estiver seco ao toque a cerca de 2-3 cm de profundidade, é hora de regar.
A sua floração ocorre principalmente na primavera e no verão. As flores duram apenas alguns dias, mas a planta pode produzir novas flores continuamente durante a estação de floração. Em relação a manutenção, é indicado fazer isso de forma regular, utilizando fertilizantes e controles de pragas, a Dama-da-Noite pode continuar a prosperar e florescer por muitos anos.
Significado Espiritual
Ela é uma planta cultuada em vários lugares pelo mundo e é principalmente vista como uma planta que oferece proteção e purificação. Acredita-se que o perfume intenso das flores durante a noite afasta energias negativas e purifica o ambiente.
Outro lado místico envolvendo a Dama-da-Noite é ser considerada uma planta misteriosa por causa do seu perfume noturno. A planta é frequentemente associada ao mistério e à intuição. Pode simbolizar a revelação de segredos e o despertar da percepção intuitiva.