Apesar de ser popularmente associada como um condimento que encontramos nas prateleiras dos mercados, a mostarda pode te surpreender e ser uma ótima opção de planta para ser cultivada em casa, possibilitando usá-la para outros fins culinários. Além das folhas, as sementes de mostardas possuem um aroma intenso servindo com uma ótima especiaria.
Rica em fibras e vitaminas, é possível cultivar a mostarda em casa, mesmo sem ter um jardim extenso. Para plantá-la em vasos é preciso se atentar para alguns cuidados com ela.
Confira abaixo como plantar mostarda em vasos
O cuidado na hora de escolher o vaso é fundamental, já que é uma planta que precisa de um espaço para crescer. Ele precisa ter pelo menos 15 a 20 cm de profundidade e largura suficiente para permitir o crescimento das plantas, aproximadamente 30 cm de diâmetro. Outro detalhe importante é a forma como o solo será drenado, então, certifique-se de que o vaso tenha furos de drenagem no fundo para evitar o encharcamento do solo.
O solo precisa ser rico em matéria orgânica e é indicado adicionar composto ou esterco bem curtido para melhorar a fertilidade. Vale ressaltar que o pH também precisa ser pH neutro a levemente alcalino (6.0 a 7.5).
A mostarda é uma planta que gosta de luz solar e precisa ter pelo de 4 a 6 horas diárias. Sobre a quantidade de água no momento de regar, é indicado deixar o solo sempre úmido, mas não encharcado. Regue regularmente, especialmente se o vaso estiver em uma área quente e seca.
Ela fica pronta para ser colhida quando as folhas jovens atingirem cerca de 10-15 cm de altura. Colha as folhas externas primeiro, permitindo que as folhas internas continuem a crescer.