Quando pensamos em mostarda, vem em nossas mentes o condimento amarelado que usamos em lanches e outros preparos alimentícios. No entanto, a sua origem é de uma planta dos géneros Brassica e Sinapis cujas sementes são utilizadas são utilizadas como especiaria que, após moídas e misturadas com água, vinagre e outros líquidos, se transformam no molho que temos familiaridade.
Vale ressaltar que na culinária de várias culturas as suas sementes também são utilizadas em vários outros métodos, como na obtenção de óleo de mostarda. Suas folhas também são comestíveis e fazem parte de pratos pelo mundo.
Como cultivar mostarda?
Quando plantá-las, saiba que as sementes de mostarda germinam rapidamente, geralmente entre 5 a 10 dias após o plantio, dependendo das condições ambientais. Se estiverem em condições favoráveis, elas podem crescer rapidamente e podem ser colhidas cerca de 30 a 40 dias após a germinação para folhas jovens. Se a colheita for feita com o ciclo completo, é necessário esperar entre 80 a 95 dias.
O seu tamanho pode atingir entre 60 cm a 1,5 metro de altura, dependendo da espécie e das condições de cultivo. Lembrando que a mostarda é uma planta que gosta do sol, mas pode tolerar sombra parcial. Seu solo precisa ser bem drenado e ter um cuidado com o pH, estando neutro a levemente alcalino. Enriquecer o solo com matéria orgânica pode ajudar no crescimento.
Em relação ao clima, ela cresce melhor em temperaturas frescas a moderadas. Pode ser plantada no início da primavera ou no outono, dependendo do clima local. Assim como outras plantas, o solo precisa ficar úmido, mas não encharcado. É importante se atentar na rega durante os períodos secos, pois a planta pode precisar de mais água que o normal.