A Palmeira Fênix também pode ser encontrada pelo nome de Tamareira-anã ou Phoenix Robelini, e é uma palmeira bastante popular em paisagismo devido à sua aparência graciosa e tamanho manejável. Por ser vistosa, ela é perfeita para jardins e outras áreas grandes pois não cresce muito, comparada às outras espécies de palmeiras.
Confira abaixo detalhes da Palmeira Fênix
Caso queria cultivá-la em casa, saiba que ela é uma planta com sistema radicular relativamente pequeno e não muito profundo em comparação com outras palmeiras. Ou seja, suas raízes são fibrosas e tendem a se espalhar lateralmente mais do que em profundidade. Assim, é necessário cavar um buraco considerado na terra, pois ela precisa atingir uma profundidade de cerca de 30 a 60 cm.
Apesar de precisarem desse espaço, elas não causam danos significativos a estruturas próximas, como calçadas ou fundações, algo recorrente com outras árvores. Em relação à sua altura, ela atinge normalmente uma altura de 2 a 3 metros quando cultivada em jardins ou paisagens externas.
No entanto, quando plantadas em condições ideais, poderá chegar até 4 a 5 metros de altura. Vale lembrar que é uma espécie de palmeira com crescimento lento, tornando-a adequada para espaços pequenos e para cultivo em vasos.
Outro detalhe importante, é cultivá-la no sol, mesmo tolerando uma sombra parcial. Sobre o solo, não é uma planta exigente e pode se adaptar em diferentes tipos de solo, mas prefere solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. A quantidade de água deve ser feita de maneira regular, especialmente em climas mais secos. Contudo, é importante não deixar o solo encharcado para evitar problemas com as raízes.