As plantas fazem parte do nosso cardápio, principalmente por causa da grande variedade de opções que podem ser fundamentais para o nosso organismo, colaborando em uma boa nutrição. Com vegetais, estamos acostumadas a comer alface, espinafre, couve, além de raízes e tubérculos como batata, cenoura, beterraba, rabanetes, entre outros.
Mas, plantas e flores também podem ser inseridas como forma de incrementar e decorar pratos, podendo fazer parte do cardápio do dia a dia. Essas plantas comestíveis são chamadas de alimentícias não convencionais (PANCs) e muitas delas possuem benefícios nutricionais e medicinais.
Vale ressaltar que para saber exatamente quais flores são realmente comestíveis, é importante consultar livros ou fontes confiáveis. É indicado consultar especialistas em horticultura, botânica ou forrageamento. Um detalhe importante é verificar se a flor tem um histórico de uso culinário ou medicinal.
Confira abaixo alguns tipos de plantas comestíveis
Vinagreira-roxa (Hibiscus acetosella)
Nativa do continente africano, ela pode ter até três metros de altura e também é mundialmente conhecida pelo chá de hibisco, sua infusão com potencial antioxidante. Um dos principais destaques da sua característica é a antocianina, pigmento responsável pela cor púrpura das folhas, cálices e frutos.
Dália (Dahlia pinnata)
Ela faz parte do jardim de várias casas e também pode ser encontrada em canteiros a pleno sol para fins ornamentais. Mas, talvez poucas pessoas saibam que suas raízes são comestíveis, assim como algumas partes da flor. Ela pode ser usada para preparar geleias com suas pétalas.
Capuchinha (Tropaeolum majus)
Ela é uma planta que pode ser consumida por inteira, tanto os seus talos, folhas, flores e frutos. Ela tem um sabor que remete ao agrião e é levemente picante. É ideal para compor um prato de saladas e para a finalização de risotos e massas.
Outras flores que podem ser comestíveis
- Calêndula (Calendula officinalis)
- Lavanda (Lavandula)
- Violeta (Viola odorata)
- Borago (Borago officinalis)
- Rosa (Rosa spp.)
- Dente-de-leão (Taraxacum officinale)