A flor-de-maracujá, também pode ser encontrada pelo nome de flor-da-paixão, se destaca por ter propriedades com ações tônica, hipotensiva, refrescante, antiespasmódica, analgésica e calmante. Além disso, também chama a atenção por sua beleza exótica, que pode ter uma variedade de cores com branco, roxo, azul, vermelho e alaranjado.
Ela é uma planta trepadeira e pode chegar a ter até 10m de altura, através do maracujazeiro. Ele pode ser cultivado em vasos grandes ou em quintais que tenham a estrutura necessária para o seu crescimento. Considerada uma planta medicinal, a flor-de-maracujá também tem outra função importante: de ser polinizadora.
Como saber que a flor-de-maracujá foi polinizada?
Após ser polinizada, é possível ver que a flor passa por algumas mudanças, como na sua aparência. Depois da polinização, as pétalas da flor de maracujá geralmente começam a murchar e cair. Isso é um sinal de que a flor está se preparando para desenvolver o fruto.
Outro sinal da polinização, pode ser através da formação de ovário, que está localizado na base da flor e começa a inchar e crescer. Isso pode ser um forte indicativo de que a polinização ocorreu e o fruto está se desenvolvendo. A queda de partes florais também podem indicar que a polinização foi bem-sucedida.
Depois de alguns dias, o fruto também começa a ser desenvolvido e passa a crescer o fruto de maracujá. Ele vai aumentar de tamanho gradualmente.
Tipos de polinizadores
Vale ressaltar que é importante observar quais tipos de polinizadores estão rondando o maracujazeiro. Se for abelhas ou marimbondos, há uma boa chance de que a polinização esteja ocorrendo. Inclusive, existem algumas espécies de maracujá que são especificamente polinizadas por certos tipos de abelhas, como a abelha-mamangava.
[…] algum momento, você provavelmente ouviu alguém dizendo que maracujá “acalma” ou que “dá sono”. Mas será que isso é verdade? O maracujá tem […]