Ter flores em casa é uma forma de alegrar o ambiente, permitindo que esses locais ganhem um toque de leveza. Tanto em ambientes internos, como externos, cultivar flores traz diversos benefícios na natureza, além de deixar os lugares mais aconchegantes e decorados. No entanto, é necessário saber como cuidar, pois são frágeis e necessitam de uma atenção redobrada.
Confira abaixo 5 dicas para cuidar das flores
1°- Escolha o vaso correto
Apesar de parecer algo óbvio, nem todas as pessoas tiram as flores dos plásticos. Esse tipo de material impede que as flores se desenvolvam, fazendo com que ressequem mais rápido do que o normal. Por isso, é indicado colocá-las em vasos com água ou plantá-las diretamente na terra, se possível.
2°- Não exagerar na água
Colocar água em plantas é algo fundamental, porém, saiba que com as flores isso não é tão necessário. Assim, evite encher demais o vaso, pois isso pode acelerar o empobrecimento das raízes e virar foco da proliferação de microrganismos. Geralmente, dois dedos de água são o suficiente.
3°- Troque a água
Ainda sobre o cuidado com a rega, é indicado não deixar as plantas mergulhadas na mesma água por mais de dois dias. Para mantê-la saudável, troque-a para que não fique suja, já que a planta consegue liberar alguns resíduos que são prejudiciais a ela ou permita que o local se torne um novo lar de fungos e bactérias.
4°- Deixe-as em locais arejados
Mesmo que ter plantas dentro de casa seja algo positivo e decorativo, evite colocar os vasos em locais muito abafados ou sem qualquer ventilação. Esses locais hostis fazem com que a água evapore mais rápido e diminuam as ações orgânicas das flores, fazendo com que respirem menos e acabem morrendo.
5°- Evite luz solar direta
O sol é algo fundamental para o crescimento de milhares de plantas, mas, com as flores, saiba que o excesso de luz pode ser prejudicial. Se o arranjo ficar muito tempo exposto aos raios pode não só queimar as folhas, como ressecar a raiz.