O “peixinho da horta” também pode ser encontrado pelo apelido ‘lambari’, é uma planta comestível que pode ser usada para imitar o sabor e textura do peixe. Por causa disso, é bastante utilizada em dietas vegetarianas e veganas, ou por pessoas que optam por não comer peixe. Uma das principais vantagens de comê-la é por ter ótima fonte de proteínas e de vitamina C.
A planta peixinho faz parte da família lamiaceae, assim como o manjericão, o tomilho e o orégano. É nativa da Turquia, porém, conquistou espaço em diversas regiões como uma uma planta ornamental. Por ser resistente e tolerar climas secos, é uma ótima opção para se ter no jardim como decoração, pois suas folhas são prateadas e aveludadas.
Como Preparar o Peixinho da Horta
Ela pode ser frita ou ingerida crua. Para fritá-la tenha os seguintes ingredientes:
- Folhas de peixinho da horta
- Farinha de trigo
- Farinha de rosca (ou pão ralado)
- Ovo batido
- Sal e pimenta a gosto
- Óleo para fritar
Após lavar suas folhas, seque-as com um pano limpo ou papel toalha. Tempere com sal e pimenta a gosto e empane elas: Passe as folhas primeiro na farinha de trigo, depois no ovo batido e, por fim, na farinha de rosca. Em seguida, é só fritar em óleo quente em uma frigideira.
Ela também pode ser uma opção de salada com outros vegetais, como alface, rúcula, tomate e pepino. Além da vitamina C, também é rica em fibras e minerais, como cálcio e ferro.