A planta Bálsamo também pode ser encontrada pelo nome impatiens e é uma suculenta muito utilizada para fins medicinais e por seu uso como planta ornamental. Além disso, ela também é uma boa escolha para se ter no jardim por sua beleza e por ser versátil tanto em canteiros quanto em vasos e jardineiras.
Quando falamos que ela é poderosa, é no sentido medicinal por ter propriedades que ajudam no tratamento de dores e inflamações, ter potencial antidiabético e ser eficaz no tratamento gástrico. Essas análises foram feitas por revistas de pesquisas, como a Elsevier, que comprovou que a bálsamo possui glicosídeos de kaempferol e isso a torna uma planta medicinal.
Mais detalhes da Bálsamo
Em outro estudo publicado, a International Union of Biochemistry and Molecular Biology revalou que a bálsamo tem potencial antidiabético de um extrato de folhas de bálsamo em ratos. Após os testes com os animais, o nível de glicemia baixou, indicando que ela é eficaz na estimulação de glicose pelo fígado.
Através do seu suco, também é possível tratar de distúrbios gástricos e inflamatórios. A Elsevier também avaliou essa função e constatou que quatro glicosídeos de kaempferol reduziram dores e inflamações.
Para usá-la, pode ser na forma de pasta, amassando as folhas até que fique com uma consistência pastosa. Em seguida, aplique a bálsamo na área afetada. Sua folha também pode ser usada para chá e perfumaria. Quando ingerido pela manhã, como o primeiro alimento do dia, pode ser ainda mais eficaz.
Para cultivá-las em casa, elas preferem sol parcial ou sombra total, porém, em regiões muito quentes, evite a exposição direta ao sol, pois pode queimar as folhas e flores. Seu solo precisa ser bem drenado e rico em matérias orgânicas. A rega é de forma regular, especialmente em climas quentes e secos, precisando que seu solo sempre esteja úmido.