As orquídeas são plantas lindas, porém, é necessário se atentar com o cuidado no combate às pragas, pois é uma planta delicada que costuma atrair certos bichinhos. As cochonilhas são uma delas e é possível identificar que sua orquídea está doente quando ver pontos brancos ou massas de algodão nas folhas ou flores. Elas se alimentam da seiva e isso faz com que a planta fique enfraquecida com o tempo.
Considerados insetos sugadores, elas atacam muitas plantas, desde das lavouras até às ornamentais. Pequenas, elas não passam de 2 milímetros, porém, são capazes de causar um estrago nas plantas e serem muito prejudiciais as orquídeas.
Além de consumirem a seiva da planta, as cochonilhas produzem uma substância açucarada conforme se alimentam e isso faz com que outros seres sejam atraídos, como no caso das formigas, possibilitando que novas pragas atinjam as orquídeas.
Como combater as cochonilhas?
Remoção Manual
É possível combatê-las usando cotonetes e álcool isopropílico (70%) de forma manual. É só aplicar o cotonete imerso do álcool nas cochonilhas.
Solução de Água e Sabão
Outra solução caseira é o uso de água e sabão. Misture uma colher de chá de sabão em um litro de água e use para pulverizar a planta, certificando-se de cobrir todas as áreas infestadas. Importante enxaguar a planta após algumas horas para evitar danos às folhas.
Óleo de Neem
Misture uma colher de chá de óleo de neem em um litro de água. Pulverize essa solução na planta e espere um tempo de ação. Ele também ajuda a combater fungos.
Vale ressaltar que, se a infestação da cochonilha for grave, é indicado podar as áreas afetadas e ferramentas esterilizadas para evitar a propagação de pragas. A melhor forma de impedir esses bichinhos é tendo o cuidado de mantê-la saudável, verificando suas orquídeas regularmente para detectar sinais precoces de infestação.