Plantas carnívoras podem comer seres humanos? Entenda como elas funcionam

Por causa do nome, diversos mitos foram criados em torno da planta carnívora, que na verdade, é uma planta inofensiva para os humanos. Elas apenas evoluíram para capturar e digerir pequenos insetos. No entanto, em alguns casos, o seu extremo é conseguir se alimentar de pequenos animais como rãs ou pequenos roedores, porém não podem ser consideradas um perigo para os seres humanos, isso porque, as suas armadilhas e mecanismos são ativas somente para esses seres pequenos. 

https://plantasejardim.com.br/webstory/dicas-de-como-cuidar-de-sua-samambaia-em-casa

Suas principais armadilhas fazem com que os insetos sejam atraídos e fiquem presos, permitindo que ela se alimente. Existem algumas com armadilhas maiores, como as Nepenthes, que podem capturar pequenos roedores, ainda são muito pequenas para capturar ou consumir um humano.

Confira abaixo como as plantas carnívoras se alimentam

Quando estão na natureza ou em jardins que permitem o seu acesso aos insetos, cada espécie possui um tipo de alimentação. Se forem cultivadas em casa, diminuindo a incidência delas, é necessário alimentá-las pelo menos uma vez no mês. Confira abaixo as espécies de plantas carnívoras e seus mecanismos: 

  • Dioneia (Venus Flytrap): Consegue capturar principalmente moscas, aranhas e outros pequenos insetos.
  • Nepenthes (Planta-cântaro): Além de insetos pequenos, também pode comer pequenos anfíbios e, ocasionalmente, pequenos roedores, mas nada maior que isso.
  • Drosera (Rocambole): Captura pequenos insetos usando suas folhas cobertas de glândulas pegajosas.
  • Sarracenia (Planta-jarra): Captura insetos que caem em suas folhas em forma de jarro.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.