Ao ver um campo verde e bonito, coberto por uma grama bem cuidada, pensamos que qualquer grama pode ser adaptável aos ambientes. Porém, nem todas as espécies suportam o frio ou calor extremo, por isso, quando for escolher a grama para um certo campo ou jardim, é preciso se atentar em qual será o nível de exposição que terá no local.
Em relação à gramas que preferem locais sombreados, é importante considerar o tipo de solo, o quanto de sombra ela terá e a resistência ao tráfego. No entanto, o cuidado com o solo será um dos processos fundamentais para que a grama vingue, pois precisa ter uma preparação adequada para que a grama se estabeleça e cresça de forma saudável.
Confira abaixo gramas resistentes à sombra
Grama São Carlos
Ela também é popularmente conhecida como grama curitibana e é uma das principais escolhas quando o assunto é gramas para serem utilizadas em áreas sombreadas. Isso porque essa planta possui uma resistência em climas úmidos e é tolerante ao pisoteio.
Grama Esmeralda
Apesar de preferirem locais com sol, a grama esmeralda se destaca por conseguir se adaptar em outros ambientes e crescer em áreas sombreadas, desde que receba algumas horas de sol por dia. Ou seja, ela não pode ficar completamente na sombra, mas continua sendo uma boa escolha.
Grama Santo Agostinho
Da lista, é uma das mais indicadas para áreas sombreadas, especialmente em regiões de clima quente e úmido. Isso porque é uma grama que consegue se adaptar a diferentes condições de solo, sendo um grande diferencial.