Lágrima-de-cristo gosta de sol ou sombra? Saiba como cuidar e quantas vezes regar
O seu nome científico é Clerodendrum thomsoniae, mas é conhecida popularmente por Lágrima-de-Cristo, sendo uma trepadeira ornamental. Esse nome curioso é por causa de suas flores, que são brancas e possuem cálices vermelhos que se assemelham a lágrimas. Por ter essa beleza exótica, as pessoas se interessem em tê-las em seus jardins, porém, é preciso se atentar aos cuidados que ela precisa.
Confira abaixo como cuidar corretamente da Lágrima-de-Cristo
A Lágrima-de-Cristo precisa de um local com luz indireta, mesmo que tolere algum tempo de exposição solar. O mais indicado é que seja somente pelo início da manhã ou no final da tarde, sendo o melhor indicado protegê-la do sol intenso do meio-dia, pois suas folhas podem queimar com o excesso de sol.
Sua rega é basicamente como outras plantas, precisando manter seu solo úmido e não encharcado, variando a quantidade de água conforme as estações mais quentes e secas. No outono e inverno, a Lágrima-de-Cristo fica adormecida e não precisa de tanta água para se manter. O método indicado para regar corretamente é somente na base da planta para evitar molhar as folhas, o que pode levar a doenças fúngicas.
O uso de fertilizantes também varia com as estações do ano, sendo que, é necessário ser feito a cada 4-6 semanas durante a primavera e o verão com um fertilizante balanceado para plantas com flores. Durante o outono e inverno, não há necessidade de fertilização.
Por ser uma trepadeira, é preciso se atentar em como possibilitar que ela cresça. Ela é propagada por estacas de caules. A sua poda é delicada e, quando necessária, corte uma estaca de cerca de 10-15 cm de comprimento e remova as folhas inferiores. Essa remoção pode ser replantada, em um solo úmido, permitindo que novas raízes sejam criadas.