Talvez o nome flor de artemísia não seja o mais popular, pois ela também é conhecida por absinto doce ou erva-doce, bastante utilizada em chás. Seu nome científico é Artemisia annua e ela faz parte da cultura de diversos locais, sendo muito utilizada em tradições medicinais por suas propriedades terapêuticas.
Existe uma lista de doenças que a flor de artemísia pode colaborar, tanto que é utilizada no tratamento de malária, pois através da planta, é possui extrair artemisinina, um composto extraído da artemísia, um dos principais componentes para combater a malária. A flor de artemísia também pode ser efetiva contra inflamações, por causa das suas propriedades antioxidantes, sendo eficaz ao combater os radicais livres no corpo, protegendo as células contra danos.
Outras propriedades terapêuticas à base da flor de artemísia
Ela também possui ação antimicrobiana e é utilizada para tratamento de infecções bacterianas e fúngicas. Outra função positiva da planta é colaborar para aliviar problemas digestivos, como indigestão e inchaço. Vale ressaltar que, quando sentir algum tipo de sintoma que se enquadre no texto, é indicado consultar um profissional de saúde antes de usar a artemísia para tratar qualquer condição!
Como usar a flor de artemísia?
A flor pode ser utilizada como chá e o mais indicado é usar suas folhas secas, podendo ser consumido entre 1-2 vezes ao dia. Algumas lojas com produtos naturais podem disponibilizar a venda em cápsula, no entanto, é preciso se atentar nas instruções de dosagem recomendadas no rótulo ou consultar um profissional de saúde.