A Flor de Mandacaru é uma flor que nasce no cacto Mandacaru (Cereus jamacaru) e é uma planta brasileira, encontrada especialmente na Caatinga, no Nordeste do país. Uma das principais características da sua anatomia vegetal é aguentar o clima extremo, sobrevindo às condições áridas e secas, sendo uma planta típica de regiões semiáridas.
Ela é um dos principais símbolos do Nordeste brasileiro e possui um importante valor cultural, aparecendo em várias manifestações, desde a música, literatura e artes visuais. Inclusive, a sua flor é celebrada em canções populares e poemas.
Curiosidades por trás da Flor de Mandacaru
No Nordeste, a Flor além de ser celebrada por sua beleza e por sobreviver ao um clima seco, ela também é um indicador de chuva. Segundo as tradições locais, os habitantes da região semiárida acreditam que a floração do mandacaru é um sinal de que as chuvas estão chegando.
Ecologicamente falando, o Mandacaru serve como alimento e é importante para a fauna local, pois armazena água durante os períodos secos, desempenhando um papel fundamental na fixação do solo e na prevenção da erosão.
As suas flores são noturnas e começam o processo de abrir durante o entardecer e fechando-se ao amanhecer. Esse processo ajuda a polinização por morcegos e mariposas, que são seus principais polinizadores. O seu cheiro é um dos ativadores para atrair esses polinizadores e, uma outra curiosidade em torno da flor, é que ela dura pouquíssimo tempo e vive apenas uma noite.