Precisa molhar a grama no inverno? Dicas para manter a grama bonita com temperaturas baixa
Quando falamos em grama, parece ser algo simples de cuidar, já que não possui muitas raízes ou flores. No entanto, para ter um campo bonito e vívido, é preciso se atentar aos cuidados certos com a grama, pois ela também precisa de uma quantidade certa de água, principalmente quando estiver em climas extremos, de muito calor, ou muito frio.
No entanto, quando o assunto é inverno, talvez algumas pessoas tenham dúvidas sobre a quantidade de vezes que precisa regar a grama. Vale destaque que sim, é importante regar ela no inverno, mas, a frequência e a quantidade de água devem ser ajustadas.
Confira abaixo como cuidar da grama no inverno
Existem alguns fatores que precisam ser considerados quando falamos sobre o inverno, já que em cada região, o clima é diferente. Por exemplo, em regiões onde o inverno é ameno, a grama pode continuar a crescer, mesmo que lentamente, e por isso, necessita de água. Em outros lugares, que o inverno é rigoroso e as temperaturas podem chegar abaixo de zero, elas ficam dormentes para resistir ao frio extremo e não precisam de nenhuma rega.
Outro fator que preciso se atentar é a quantidade de chuva, fazendo com que a necessidade de irrigação adicional possa ser mínima. Lembrando que é preciso saber o tipo de grama que foi plantada, pois existem gramados de estação fria (como festuca e bluegrass), que podem ser mais ativos e precisarem de mais água, enquanto gramados de estação quente (como bermuda e zoysia) ficam dormentes.
Durante o inverno, a frequência de rega é reduzida e, caso veja que o solo está seco ao toque, pode regar regularmente, já que existem invernos mais secos e com pouca chuva. Normalmente, uma vez a cada duas a quatro semanas pode ser suficiente, dependendo das condições locais.