O lírio da paz é uma das plantas mais populares, por ter sua folhagem verde exuberante e flores brancas elegantes. Também conhecido pelo nome científico Spathiphyllum, o lírio da paz é originário das florestas tropicais da América Central e do Sul e, por isso, é tão popular nas casas brasileiras. Mas, talvez poucas pessoas saibam que é preciso ter cuidado com elas, pois é uma planta considerada venenosa.
O motivo desse alerta é que em todas as suas partes contém oxalato de cálcio, que é tóxico para humanos e animais se ingerido. Caso alguém ou o bichinho de estimação tenha contato, poderá ter reações de irritação oral, dor na boca, dificuldade para engolir salivação excessiva. Em casos graves, os sintomas poderão ser inchaço das vias respiratórias. Por causa disso, é indicado que o lírio da paz fique longe do alcance de crianças e animais de estimação.
Mais detalhes do lírio da paz
Apesar da sua toxicidade, o lírio da paz é uma ótima escolha para quem quer usá-lo como decoração ou para embelezar o jardim, pois ele possui folhas verdes escuras, longas e brilhantes, que podem alcançar de 12 a 65 cm de comprimento. Um dos principais fatores que chama a atenção do público em tê-los em casa, é por causa da durabilidade de suas folhas, que podem permanecer verdes por semanas.
Caso decida ter em casa, é preciso se atentar a alguns fatores para ajudá-lo a ser saudável. Por exemplo, o lírio da paz prefere ter acesso a luz de forma indireta, evitando ficar diretamente ao sol, pois isso pode queimar as suas folhas. É importante manter o solo úmido, mas não encharcado, colocando água regularmente ao redor da planta.
Para que ele dure, o solo precisa ser bem drenado e rico em matéria orgânica. As melhores temperaturas para o seu cultivo são entre 18°C e 27°C, porém não é uma planta que aguenta o frio extremo.