Também conhecida por Adenium obesum ou rosa-do-deserto, a Flor do Deserto chama a atenção do público por ter uma beleza exótica, já que possui um caule robusto e tem flores coloridas e cativantes. Um detalhe importante sobre a sua anatomia vegetal, é que ela é uma suculenta e, embora seja uma planta relativamente resistente, ela requer cuidados específicos para prosperar.
Um dos fatores principais para ela ficar bem em um ambiente, é ter acesso ao sol por pelo menos seis horas por dia. Ao contrário de outras plantas que sofrem com o excesso de calor, a Flor do Deserto agradece se o clima estiver quente, porém também aprecia uma sombra durante a tarde.
Outros cuidados para ter com a Flor do Deserto
Para plantar, ela requer alguns cuidados iguais a outras suculentas e cactos, precisando de um solo bem drenado e, caso seja plantada em vasos, que tenham furos para permitir a drenagem necessária. A quantidade de água varia dependendo da estação do ano, já que durante a primavera e o verão, é necessário regar com menos frequência, cerca de uma vez por semana ou quando o solo estiver seco ao toque. Nos meses mais frios, entre outono e inverno, pode ser uma ou duas vezes no mês.
A Flor do Deserto prefere os climas quentes, com temperaturas entre 20°C e 35°C e não tolera frio extremo. Caso esteja exposta, ela deve ser protegida de temperaturas abaixo de 10°C. Se notar que existem folhas secas, pode ser podada com moderação, algo que ajudará no crescimento dela.