7 mitos sobre cachorros que você não deve mais acreditar

Os cães são animais extremamente populares, porém, existem alguns mitos que com o tempo podem ter se tornado verdade e talvez poucas pessoas saibam disso, principalmente quando o assunto é saúde e alguns cuidados. Para que eles tenham a atenção certa, é preciso desmistificar algumas situações. 

Algumas delas são passadas de geração em geração, mas nem sempre são verdadeiras. Para te ajudar a ter uma relação ainda mais saudável e baseada em conhecimento com seu cachorro, é importante se atentar nestes sete mitos para saber se está fazendo isso com o seu cãozinho. 

1. Cada ano de cachorro equivale a 7 anos humanos

O comparativo entre as idades dos cães com os humanos é algo comum, porém existem erros nessa contagem. Isso porque, a taxa de envelhecimento varia muito entre as raças e o tamanho dos cães. Um cachorro gigante, por exemplo, envelhece mais rápido do que um cachorro de pequeno porte.

2. Cachorros só veem em preto e branco

Esse mito é um dos mais populares, pois foi cultivado de várias maneiras, até mesmo na indústria cinematográfica e desenhos animados. No entanto, estudos indicam que os cães não são daltônicos. Cachorros conseguem enxergar algumas cores, como tons de azul e amarelo, mas com menos intensidade do que os humanos.

3. Cachorros comem grama para vomitar

Esse mito é algo cultural em alguns lugares, inclusive no Brasil. No entanto, o comportamento de comer grama não é propriamente dito para vomitar, apesar da ciência não ter uma resposta exata sobre isso. Algumas teorias sugerem que pode ser por curiosidade, para obter nutrientes ou até mesmo por tédio.

4. Cachorros só amam seus donos

É normal os tutores acharem que são as pessoas mais importantes na vida de um cão. No entanto, os cães podem se conectar com estranhos, principalmente se eles foram amorosos. 

5. Cachorros precisam dominar para respeitar o dono

A ideia de que um cachorro precisa ser dominante para respeitar o tutor é um mito ultrapassado e cruel. O treinamento positivo, baseado em reforço positivo, é muito mais eficaz para criar um relacionamento saudável e respeitoso com seu cão.

6. Cachorros só latem por birra

Como forma de criticar essa conduta, criou-se vários mitos sobre os motivos de um cão latir, principalmente por pessoas que não toleram esse comportamento. Mas, eles podem latir por diversos motivos, como alerta, excitação, ansiedade ou até mesmo para chamar a atenção. É importante identificar a causa do latido para poder solucioná-lo de forma adequada.

7. Cachorros precisam de longas caminhadas diárias

A necessidade de exercício varia de acordo com a raça, idade e nível de energia do cão. Enquanto algumas raças precisam de longas caminhadas diárias, outras se contentam com brincadeiras dentro de casa. O importante é oferecer ao seu cão as atividades físicas e mentais de que ele precisa para se manter saudável e feliz.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.