A beleza da natureza pode se manifestar de várias formas e uma delas pode ser bastante curiosa, que é através da língua de alguns animais. Além de ser um órgão essencial para os humanos, sendo responsável por vários fatores do nosso corpo, com os animais também não é diferente.
O mais curioso é como cada animal pode ter uma língua diferente, visto a necessidade de cada espécie. Para isso, elas desenvolveram línguas adaptadas de maneira extraordinária para suas necessidades, seja para se alimentar, regular a temperatura ou até mesmo para emitir sons complexos.
Confira abaixo 6 animais que possuem línguas extraordinárias
Tamanduás
Quando o assunto é línguas diferentes, os tamanduás se destacam por serem mamíferos especializados em se alimentar de formigas e cupins possuem línguas extremamente longas e pegajosas. Algumas espécies podem ter línguas com mais de 60 centímetros de comprimento!
Girafas
Além de terem uma altura extraordinária, as girafas também impressionam com o tamanho de suas línguas, que podem chegar até 53 cm de comprimento. O que também chama a atenção é a cor delas, que podem variar entre roxo, azul e preto, por conta da melanina. Elas possuem esse tipo de língua para que possam alcançar as folhas em meio aos galhos espinhosos.
Baleias
As baleias barbadas utilizam suas longas barbatanas, formadas por filamentos finos, para filtrar grandes quantidades de água e capturar pequenos crustáceos. Essa adaptação permite que esses gigantes dos oceanos se alimentem de forma eficiente.
Camaleões
Conhecidos por suas habilidades de camuflagem, os camaleões possuem línguas que podem atingir o dobro do comprimento de seus corpos! Essa estrutura muscular e pegajosa é lançada com incrível velocidade para capturar insetos a longas distâncias.
Gatos
A língua áspera dos gatos é perfeita para a higiene, ajudando a remover pelos mortos e a espalhar a saliva pelos pelos, mantendo-os brilhantes e limpos.