6 animais que são extremamente inteligentes
Durante muito tempo, a espécie humana pensou em si mesma como os únicos seres inteligentes do planeta, mas isso está longe de ser verdade. Várias espécies de animais demonstram inteligência e capacidades cognitivas, inclusive com atitudes que cientistas pensaram ser exclusivas dos humanos por muito tempo.
Não existe uma forma 100% eficiente de ranquear diferentes espécies por graus de inteligência, mas a BBC Science Focus separou alguns animais que se destacaram em pesquisas científicas por seus níveis de aprendizado.
1. Chimpanzés
Os primatas no geral demonstram altos níveis de inteligência, mas os chimpanzés se destacam. Eles compartilham 98,7% do seu DNA com os humanos, utilizam diferentes ferramentas de forma eficiente e têm sistemas sociais hierárquicos e complexos.
Imagem de capa.
2. Golfinhos
Esses animais marinhos conseguem imitar comportamentos e gestos humanos, resolver problemas e quebra-cabeças e até mesmo ensinar uns aos outros. Pesquisadores até já registraram golfinhos brincando para se entreterem, inclusive usando conchas e outros objetos do mar como se fosse brinquedos.
3. Polvos
Diferente de outros animais marinhos, como peixes, os polvos têm consciência quando estão em cativeiro de que estão em um ambiente que de alguma forma não é natural. Inclusive, eles até tentam escapar do cativeiro. Existem relatos de polvos que esguicharam água nas lâmpadas para apagá-las.
4. Cachorros
O melhor amigo do homem, o cachorro é um animal muito inteligente e com grande capacidade para aprendizado. Entre as diferentes raças caninas, uma das mais inteligentes são os Border Collies.
5. Orangotangos
Assim como os chimpanzés, orangotangos têm alta capacidade de aprendizado. Em 2018, pesquisadores viram um grupo da espécie atrasando um “chamado” por 20 minutos após virem um possível predador, evitando chamar a atenção dele.
6. Corvos
Essas aves são muito inteligentes, conseguindo aprender rápido, e ainda tem uma excelente memória, conseguindo identificar humanos como “amigos” e “desconhecidos”.
Fonte: BBC Science Focus.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.