5 sinais de emergência que podem indicar que seu cachorro precisa de ajuda
Os cães são animais que fazem parte do nosso cotidiano, mas muitos tutores talvez não saibam enxergar sinais de emergência que mostram quando o cachorro não está passando bem. Ao saber identificar essas situações, é necessário agir rapidamente levando-o ao veterinário para saber mais informações sobre o estado de saúde dele.
Da ameaça silenciosa de inchaço à visão de parar o coração de sangramento descontrolado, esses cenários urgentes exigem ação rápida. Aqui estão dez emergências críticas para cães que devem fazer você correr para o veterinário sem hesitação.
Dificuldade para respirar
Ao notar que o cão está com falta de ar, respiração rápida ou artificial, ruídos anormais ao respirar, lábios azulados ou arroxeados, são sinais de alerta. Elas podem ser causadas por diversas condições, como alergias, asma, corpo estranho nas vias aéreas, problemas cardíacos ou até mesmo envenenamento.
Convulsões
Em casos mais graves, os cães podem apresentar movimentos musculares involuntários, perda de consciência, salivação excessiva e rigidez muscular. Isso pode ser causado por diversos motivos, como epilepsia, envenenamento, trauma craniano ou tumores cerebrais.
Vômito e diarreia intensos
Episódios repetidos de vômito ou diarreia, especialmente se houver sangue, podem indicar uma infecção, envenenamento, interferência intestinal ou outras condições graves.
Inchaço abdominal súbito
Ao perceber que o abdome está um pouco inchado e doloroso pode ser um sinal de torção gástrica (dilatação-volvo gástrico), uma condição crítica que requer intervenção imediata. Outros incluem sinais de inquietação, salivação excessiva e esforço infrutífero de vomitar.
Letargia e apatia
Se o cão está cansado, letárgico ou incapaz de se levantar ou caminhar, isso pode indicar problemas como anemia, intoxicação, doenças cardíacas ou neurológicas.