5 profissionais que estão em falta no Brasil
O desemprego é um problema no país, mas também temos outro problema grave envolvendo o mercado de trabalho no Brasil: a falta de profissionais qualificados para certas áreas. Um levantamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC) mostrou que, em junho deste ano, 40% das profissões principais tinham indícios de escassez de mão de obra. Por causa dessa falta de trabalhadores, essas profissões veem sua média salarial subindo acima da média do mercado.
Confira cinco profissões que estão em falta no Brasil:
1. Analista de TI
Responsável por planejar, projetar, configurar e administrar as complexas redes de computadores de uma empresa, além de oferecer suporte técnico, o analista de TI é um tipo de profissional que se torna cada vez mais requisitado no mercado de trabalho, mas ainda se formam menos profissionais do que o necessário.
2. Técnico em enfermagem
A escassez de profissionais na área da enfermagem não é só um problema brasileiro, mas uma preocupação mundial. A desvalorização da profissão, com salários baixos se considerarmos a alta carga de trabalho, pode explicar a falta de profissionais no setor.
3. Técnico em agricultura digital
Esse tipo de profissional precisa otimizar a produção agrícola por meio de ferramentas de digitalização, desde controle de informações sobre as máquinas até a comercialização. A demanda é alta, mas ainda falta mão de obra qualificada.
4. Engenheiro agrônomo digital
Somando conhecimentos do agronegócio com tecnologias digitais, esse profissional também tem a tarefa de otimizar o agro com a ajuda de ferramentas digitais. Com o setor agro sendo um dos mais prósperos do país, é fácil entender porque ele sempre está em busca de profissionais mais modernos.
5. Especialista em segurança da informação
“Esse profissional é o responsável por analisar todos os riscos relacionados à informação, cujo gerenciamento é feito por modernos sistemas e infraestrutura de TI de um negócio”, explica o Concursos no Brasil. Segundo o site Vagas, a média salarial de profissionais da área no Brasil é de R$ 9,5 mil.
Fonte: Concursos no Brasil, CNN Brasil, Globo Rural e Vagas.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.