Quando pensamos em solos, sabemos que são fundamentais para o crescimento saudável das plantas e precisam na maioria das vezes estar com o pH equilibrado para isso. Tanto que, se o solo estiver mais ácido do que o aceitável, poderá gerar diversos problemas para as plantas. Confira abaixo cinco cinco problemas comuns associados à acidez do solo e as possíveis soluções para cada um deles.
Confira também: Guia de flores: Tudo sobre os Ranúnculos
1° Toxidez de Alumínio
Quando o solo estiver ácido, o alumínio pode ser um dos componentes apresentados em excesso, permitindo que o solo fique tóxico e isso afeta as plantas, danificando as raízes e inibindo o crescimento. A forma de solucionar esse problema é Aplicar calcário (calagem) para elevar o pH do solo e reduzir a solubilidade do alumínio. Também é indicado adicionar matéria orgânica que pode ajudar a ligar o alumínio e torná-lo menos disponível.
2°Deficiência de Nutrientes
Um solo pobre de nutrientes também pode gerar outras deficiências, pela ausência de fósforo, cálcio e magnésio. A solução para isso também pode ser o uso de calagem para ajudar a aumentar o pH e a disponibilidade desses nutrientes. Outra dica importante é aplicar um fertilizante específico que contenha os nutrientes deficientes também pode ser necessária.
3° Diminuição da Atividade Microbiana
Quando notar que o solo está com pouca atividade de microrganismos benéficos, isso pode ser um sinal de que algo está errado. Esse fator prejudica a decomposição da matéria orgânica e a ciclagem de nutrientes. Como forma de solução, é indicado adicionar calagem e matéria orgânica (como composto ou esterco) podem melhorar o ambiente para microrganismos, aumentando sua atividade e beneficiando o solo.
4° Problemas de Absorção de Água
Um solo muito ácido também pode ser por causa da má estrutura, ocasionado pela retenção e drenagem de água, levando ao estresse hídrico das plantas. Para ajudar nesse processo, melhore a estrutura dele com adição de matéria orgânica e práticas de manejo, como cobertura do solo (mulching).
5° Crescimento de Plantas Tolerantes à Acidez
Quando notar que está crescendo plantas invasoras ou indesejáveis também é um sinal de alerta, pois elas costumam ser mais mais tolerantes à acidez, competindo com as plantas cultivadas. A solução para isso é equilibrar o pH e controlar as ervas daninhas.