Ao longo da história, as mulheres precisaram enfrentar diversos obstáculos e preconceitos para provarem que eram capazes de participarem de ambientes que eram dominados por homens, como na ciência e política. A verdade é que as mulheres tiveram um papel fundamental em vários aspectos e separar apenas cinco que foram importantes na história, é uma tarefa difícil.
Marie Curie
A cientista polonesa-francesa, pioneira em pesquisas sobre radioatividade, quebrou barreiras em um mundo dominado por homens. Marie Curie foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel, e a única a ganhar em duas categorias diferentes: Física e Química. Sua coragem residia em sua busca incansável pelo conhecimento, mesmo diante de riscos à saúde e de um ambiente científico hostil às mulheres.
Frances Clayton
Durante a Guerra Civil Americana, ela decidiu ir para os campos de batalha, sobre a identidade de “Jack Williams” e se alistou no Exército da União. Clayton participou de 18 batalhas e contou ao seu lado com o marido, em uma época que era inimaginável pensar em mulheres em exércitos.
Malala Yousafzai
Ativista paquistanesa que, ainda criança, defendia o direito das meninas à educação. Sofreu um atentado talibã por sua luta, mas sobreviveu e continuou sua jornada. Malala é a mais jovem pessoa a ganhar o Prêmio Nobel da Paz e um símbolo da luta pela educação e pelos direitos das mulheres.
Victoria Woodhull
Em 1872, ela decidiu enfrentar o sistema patriarcal e se tornou a primeira mulher a concorrer à presidência dos Estados Unidos. Sua coragem percorreu o tempo, pois nessa época, as mulheres não tinham direito ao voto, mostrando que seus passos abriram espaço para outras mulheres no futuros serem fundamentais na política.
Harriet Tubman
Nasceu escravizada nos Estados Unidos, mas se tornou uma líder do movimento abolicionista, conduzindo centenas de escravizados à liberdade através da Ferrovia Subterrânea. Sua coragem era evidente em cada missão arriscada, desafiando caçadores de escravos e as leis de um país que a via como propriedade.