5 minutos de exercício por dia é o suficiente? Estudo faz descoberta reveladora
Tem pouco tempo para se exercitar no dia e acha que isso é tão pouco que não vale nem a pena começar? Pode parar! Até mesmo cinco minutos de exercício diário podem trazer benefícios para a sua saúde.
Realizado por pesquisadores da Universidade College London, no Reino Unido, e da Universidade de Sydney, na Austrália, um estudo publicado na revista científica “Circulation” revelou que cinco minutos de exercício por dia já ajudam a diminuir a pressão.
A pesquisa contou com cerca de 15 mil voluntários de cinco países diferentes. Eles usaram rastreadores de atividades por 24 horas. O estudo concluiu que até mesmo cinco minutos de atividades leves já ajudavam a reduzir:
- A pressão arterial sistólica (PAS) em 0,68 milímetros de mercúrio (mmHg);
- A pressão arterial diastólica (PAD) em 0,54 mmHg.
O The Guardian explica:
- Redução de 2 mmHg na PAS e de 1 mmHg na PAD = Redução de cerca de 10% no risco de doença cardíaca.
“Nossas descobertas sugerem que, para a maioria das pessoas, o exercício é essencial para reduzir a pressão arterial. A boa notícia é que, seja qual for sua capacidade física, não demora muito para se apresentar efeitos positivos”, declarou a líder do projeto, Jo Blodgett.
Substituir comportamentos sedentários – ficar sentado ou deitado – por 20 a 27 minutos de atividades físicas pode reduzir até 28% nos casos de doenças cardiovasculares.
Pressão alta
Lembrando que a pressão alta – ou hipertensão arterial – está associada a maior risco de derrames, ataques cardíacos e danos renais, sendo uma das principais causas de morte prematura. Em 90% dos casos, a hipertensão é herdada dos pais, mas vários fatores influenciam nos níveis de pressão arterial:
- Fumo;
- Consumo de bebidas alcoólicas;
- Obesidade;
- Estresse;
- Elevado consumo de sal;
- Níveis altos de colesterol;
- Falta de atividade física.
Fonte: Revista Galileu.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.