5 espécies de gato que estão correndo risco de extinção
Quando falamos “gato“, você provavelmente pensou no seu gato de estimação ou naqueles gatos sem dono que percorrem os muros da vizinhança. Mas ainda existe muitas espécies de gatos selvagens e são elas que estão em maior perigo de extinção. Confira cinco delas:
1. Gato andino
São menos de 1,4 mil gatos andinos no mundo atualmente. Antes de 1998, existiam apenas duas fotografias dessa espécie. Nativo da região dos Andes, esse gato vive apenas em altitudes elevadas.
Imagem de destaque.
2. Gato-de-cabeça-chata
Existem menos de 2,5 mil indivíduos maduros desse felino, que é o menos conhecido do mundo. O principal motivo do risco de extinção deles é o fato do habitat natural deles, os pântanos e mangues da Malásia, Indonésia e Brunei, estar sendo lentamente destruído para dar lugar a cidades e plantações.
3. Gato-vermelho-de-bornéu
Temos apenas cerca de 2,2 mil exemplares vivos da espécie devido ao desmatamento do seu habitat natural. Atualmente, eles vivem no refúgio da ilha asiática de Bornéu. A primeira foto de um gato vivo dessa espécie foi tirada apenas em 1998.
4. Gato-marmorado
A aparência dele até lembra um pouco a nossa onça-pintada, mas o gato-marmorado é praticamente do mesmo tamanho que a maioria dos gatos domésticos. Atualmente, restam menos de dez mil indivíduos dessa espécie nativa da Ásia. Além da perda de habitat, essa espécie é muito ameaçada pela caça, já que existe uma demanda pelos ossos, carne e pelo dela.
5. Gato-bravo-de-patas-negras
Restam menos de dez mil exemplares da espécie. Esse gato selvagem é nativo do continente africano e, apesar de ser pequeno, é considerado o felino mais mortífero do mundo, já que atinge o seu alvo 60% das vezes segundo a série “Big Cats”, da BBC.
Fonte: Trehugger.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.