Alguns cães desenvolvem o costume de serem famintos o tempo todo e isso pode se tornar um problema, já que comer o tempo todo pode não ser saudável para o animal. Para tentar impedir que ele tenha essa mania, é possível desenvolver algumas técnicas que quando aplicadas com paciência e consistência, é possível ensinar bons hábitos.
1° Ensine um comportamento de substituição
Apesar de parecer algo simples, pode ser bastante útil. Quando o seu cão pedir por comida, indica algumas substituições como tapete ou uma cama principalmente quando você estiver se alimentando. Quando sentar para comer, peça para ele ir deitar na caminha dele. Para ajudar nesse processo, dê um petisco para que fique relaxado.
2° Não ceda às vontades do cão
Se você der comida ao seu cão quando ele pedir, isso reforça o comportamento. Todos na casa devem seguir essa regra para que o cão não receba recompensas inconsistentes. Outra dica fundamental é estabelecer limites, ensinando-o que a alimentação humana não é pra ele, indicando ser um “local proibido”.
3° Ignore o cão quando pedir comida
Apesar de parecer difícil, tente não fazer contato visual com o cão. Não fale ou toque nele quando estiver pedindo comida. Ignorar o comportamento mostra que ele não resultará em recompensa. Esse processo pode levar tempo, por isso tenha paciência até que o cão perceber que pedir não traz resultados.
4° Ofereça distrações
Distrair o cão com brinquedos e ossos pode ser uma boa alternativa, para mantê-lo ativo durante as alimentações humanas. Isso o mantém ocupado e menos focado em pedir comida, ainda mais se optar por brinquedos recheados com petiscos específicos para cães que podem manter o cão entretido por mais tempo.
5° Alimente seu cão antes das refeições
Uma dica fundamental que também pode ajudar é sincronizar os momentos das refeições. Quando for se alimentar, também dê a comida ao cão e assim ele ficará saciado, sem precisar mendigar comida novamente.