4 vulcões que entraram em erupção nos últimos 10 anos

Existem milhares de vulcões espalhados pelo mundo, com alguns sendo perigosos e outros nem tanto. A atividade vulcânica é um fenômeno constante em nosso planeta, deixando especialistas fascinados quando precisam acompanhar as chances dele entrar em erupção. Nos últimos 10 anos, diversos vulcões ao redor do mundo entraram em erupção, deixando a população em alerta não só pelo risco da lava, mas também pelos gases venenosos que alguns emitem, causando grandes impactos em comunidades locais e até mesmo no clima global.

Para prever as erupções, os cientistas utilizam diversos instrumentos para detectar sinais de uma possível atividade, permitindo que as autoridades emitam alertas e evacuem as áreas de risco. Ao entender os processos vulcânicos, é possível desenvolver estratégias para minimizar os danos causados por erupções, como a construção de abrigos e rotas de evacuação.

Veja abaixo 4 vulcões que entraram em atividade nos últimos 10 anos

1. Vulcão Cumbre Vieja, La Palma (Espanha) – 2021

Há três anos atrás, esse vulcão causou uma das erupções mais longas e destrutivas dos últimos tempos na Europa. O fluxo de lava e cinzas vulcânicas causaram danos extensos a propriedades, infraestrutura e agricultura na ilha. Além de ter liberado grandes quantidades de gases vulcânicos e cinzas, afetando a qualidade do ar e os ecossistemas locais.

2. Vulcão Fagradalsfjall, Islândia – 2021

Também entrou em erupção em 2021 e produziu um grande fluxo de lava que criaram novas terras na península de Reykjanes. Por causa disso, a atividade atraiu turistas e se tornou um ponto turístico, com milhares de pessoas visitando o local para observar a lava incandescente. 

3. Vulcão Kilauea, Havaí (Estados Unidos) – 2018

O Havaí é uma ilha que convive com vulcões e essa erupção causou a destruição de centenas de casas, obrigando a evacuação de milhares de pessoas. A lava que fluiu para o oceano criou novas áreas de terra e os gases também causaram problemas respiratórios em alguns moradores. 

4. Vulcão Anak Krakatoa, Indonésia – 2018

Essa atividade vulcânica foi mais grave e causou um tsunami devastador que matou centenas de pessoas e danificou milhares de casas. A situação foi alarmante, pois a erupção diminuiu significativamente o tamanho da ilha de Anak Krakatoa, servindo de alerta para um lembrete de como as erupções vulcânicas submarinas também são extremamente perigosas. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.