Apesar de serem populares, existem algumas espécies que fazem parte dos lares de milhares de brasileiros e talvez nem todos saibam que possam ser perigosas, principalmente para crianças e animais domésticos. Por ter substâncias tóxicas, é preciso conhecer as plantas que temos em casa e seus possíveis riscos, para evitar que algo de ruim aconteça.
Confira também: Ravenala: Conheça a fascinante Árvore-do-Viajante
Para evitar que acidentes aconteçam, evite ter o contato com as plantas citadas de forma direta e lave a área afetada imediatamente com água corrente e sabão. Em caso de ingestão ou contato com os olhos, procure um médico imediatamente.
1. Comigo-ninguém-pode
É uma das plantas mais populares, por ter um simbolismo forte para quem acredita em plantas que afastam a inveja. Mas, a comigo-ninguém-pode é tóxica devido aos cristais de oxalato de cálcio presentes em todas as suas partes. Ao entrar em contato com a boca ou olhos, pode causar inchaço, dor intensa e dificuldade para engolir.
2. Espirradeira
Conhecida por ter flores vibrantes que parecem inofensivas, tanto que são utilizadas para o paisagismo. No entanto, todas as partes da planta são altamente tóxicas, podendo causar problemas cardíacos, vômitos, diarreia e, em casos graves, até a morte.
3. Bico-de-papagaio
Ela é popular por ser associada ao Natal, mas é preciso ter cuidado com a sua seiva leitosa, que pode causar irritação na pele e nas mucosas, além de problemas gastrointestinais se ingerida.
4. Hortênsia
As hortênsias são belas plantas que adornam muitos jardins. No entanto, todas as partes da planta são tóxicas, especialmente as flores e as folhas. A ingestão pode causar vômitos, diarreia e, em casos mais graves, problemas respiratórios.