4 benefícios da beterraba que você não conhecia
Manter uma alimentação balanceada, com frutas, legumes e verduras, vai te trazer vários benefícios, mas agora nós vamos falar mais especificamente das propriedades da beterraba. Confira alguns motivos para você começar a incluir essa raiz tuberosa na sua alimentação.
Ajuda a diminuir a pressão arterial
Segundo matéria da BBC, um estudo mostrou que indivíduos que comeram duas beterrabas por dia por algumas semanas tiveram uma queda na pressão arterial de cerca de cinco milímetros de mercúrio. Andy Jones, professor de fisiologia aplicada da Universidade de Exeter, no Reino Unido, explicou que, em alguns casos, ela pode diminuir até nove milímetros.
Lembrando que a pressão arterial alta aumenta o risco de doenças cardiovasculares e de problemas como ataque cardíaco. “Se você tivesse esse tipo de mudança em toda a população, a incidência de eventos cardiovasculares adversos, como ataques cardíacos e derrames, seria bastante reduzida”, avaliou Jones.
Alto poder antioxidante
A cor forte da beterraba vem de pigmentos naturais chamados de betalaínas, que têm um alto poder antioxidante. E qual a vantagem disso?
“Os antioxidantes são substâncias que têm a capacidade de proteger as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo. Eles também podem favorecer o aumento da imunidade e a prevenção de doenças como artrite reumatoide, alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares e relacionadas ao envelhecimento, como o Alzheimer, entre outras”, explica o site da Unimed.
Entendeu a vantagem?
Aumento do fluxo sanguíneo
Um dos principais nutrientes presentes na beterraba são os nitratos. O corpo transforma o nitrato natural em nitrito e, depois, em óxido nítrico. Um dos efeitos dele é aumentar o fluxo sanguíneo para vários órgãos, o que pode trazer vários benefícios.
Indo para os pulmões e músculos, ele auxilia na prática de exercícios físicos como corrida, por exemplo. Indo para o cérebro, ele ajuda a estimular a cognição. Estudos sugerem que consumir suco de beterraba pode ser útil para manter a saúde do cérebro ao longo dos anos.
Equilibra o microbioma oral
Um estudo aponta que tomar suceo de beterraba duas vezes ao dia por dez adias pode melhorar a mistura de bactéricas orais. “Os participantes que adotaram o hábito apresentaram um aumento nas bactérias ligadas à boa saúde vascular e cognitiva — além de níveis reduzidos de bactérias associadas a doenças e inflamações”, detalha matéria da BBC.
Fonte: BBC e Unimed.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.