Ter calopsita é algo bem comum em nosso país, por ser uma ave que consegue se adaptar bem ao ambiente, sendo um animal de estimação escolhido principalmente por crianças. Mas, para tê-la em casa, é preciso saber que são aves que precisam de uma dieta balanceada e não podem ingerir certos alimentos, que podem fazer mal. Confira abaixo quais frutas são indicadas para as calopsitas.
Confira também: Guia de flores: Tudo sobre a Onze-Horas
Dar frutas para calopsitas é um costume comum, pois elas são aves que adoram esse tipo de alimento e pode ser adicionada na dieta para fornecer vitaminas e nutrientes essenciais. Mas, é preciso de alguns cuidados ao oferecer algumas frutas, como no caso:
- Maçã: Devem ser oferecidas sem sementes, pois as sementes contêm cianeto, que é tóxico para as aves.
- Banana: Pode ser oferecida em fatias ou pedaços.
- Manga: É melhor não dar inteira e pode ser servido em pedaços, sem o caroço
- Morango: Inteiro ou em pedaços, mas lembre-se de tirar as folhas
- Pera: Sem sementes, pode ser oferecida em fatias ou pedaços.
- Laranja: Em pedaços, mas sem as sementes.
- Mamão: Sem sementes, e em pedaços.
- Uva: Sem sementes e é melhor dar cortada ao meio.
- Melão: Sem sementes, pode ser servido em pedaços.
- Kiwi: Em pedaços, sem a casca.
Para dar essas frutas, é preciso de alguns cuidados com a higienização para qualquer resíduo de pesticidas. A maioria é indicada em pedaços para ajudar na digestão da calopsita e lembre-se de dar as frutas junto com outros alimentos importantes, como sementes, pellets específicos para aves e vegetais. Evite dar frutas cítricas em excesso, pois a acidez pode causar desconforto digestivo.