Connect with us

São Gonçalo

Fim de semana será marcado por Folia de Reis em São Gonçalo

Grupos se apresentam no sábado e domingo, na Praça Zé Garoto e na Fazenda Colubandê

Publicado há

no dia

Folia de Reis em São Gonçalo. Foto: Luís Alvarenga.
Folia de Reis em São Gonçalo. Foto: Luís Alvarenga.

A força da tradição e da cultura portuguesa promete dar o tom de cantos e cores ao município de São Gonçalo neste final de semana. Com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo do município e da Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg), as comemorações de Dia de Reis, celebrado em 6 de janeiro, preveem a apresentação de grupos de folias no sábado, às 14h, na Praça Estephânia de Carvalho — conhecida como Praça do Zé Garoto —, e no domingo, das 9h às 12h, na Fazênda Colubandê. A entrada é franca, e a classificação, livre.

De origem portuguesa, a celebração de Folia de Reis foi trazida para o Brasil no período da colonização, perdurando até os dias de hoje. Segundo a especialista em Arte Popular e produtora Verônica Inaciola, o Rio de Janeiro é o estado onde este folguedo, de raízes católicas, mais se faz presente. “Isso mostra a perpetuação desta tradição vinda de Portugal com nossos colonizadores”, ressalta.

“A Folia de Reis é um auto pelo qual os jesuítas mostravam seu Deus e o catolicismo aos habitantes das novas terras”

Encontro de patrimônios

Dentro da programação da Festa de Reis, também conhecida como Reisado, Verônica destaca a importância do evento que será realizado no domingo. Para ela, um encontro entre dois patrimônios, imaterial, no caso da Folia, e material, referindo-se ao prédio histórico da Fazenda Colubandê:

— A Folia de Reis é um auto pelo qual os jesuítas mostravam seu Deus e o catolicismo aos habitantes das novas terras. Hoje, as folias estão sendo inventariadas pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional) e consideradas patrimônio imaterial do Brasil.

Ao todo, três grupos de folia devem se apresentar, sendo dois de São Gonçalo e um de Itaboraí. Antes da apresentação, a Igreja Católica Ortodoxa celebrará uma missa de Santos Reis.

Origem

Segundo a tradição cristã, o Dia de Reis é a data na qual os três Reis Magos teriam encontrado e visitado o menino Jesus, recém-nascido. O Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro, é o marco de encerramento das festividades natalinas. É neste dia, portanto, que tradicionalmente as pessoas costumam desfazer as ornamentações de Natal de suas casas.

Clique para comentar

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Instagram

Mais lidas