Connect with us

Educação

Educação no trânsito: é de pequeno que se aprende

Alunos de Umei no Engenho do Mato aprendem sobre leis de trânsito de forma divertida em atividade da Patrulha Escolar

Publicado há

no dia

Velocípedes, fantoches e sinalização de trânsito foram utilizadas para prender a atenção da criançada. Foto: Divulgação
Velocípedes, fantoches e sinalização de trânsito foram utilizadas para prender a atenção da criançada. Foto: Divulgação

Uma aula de trânsito para quem ainda não tem carteira nem idade para dirigir, mas que um dia pode vir a ser um motorista (e cidadão) melhor para a cidade. Foi assim a tarde das crianças da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Olga Benário, no Engenho do Mato, que participaram, nesta segunda-feira (24), de uma atividade especial promovida por integrantes da Coordenadoria da Patrulha Escolar da Guarda Municipal de Niterói. De forma lúdica e criativa, os pequenos, aprenderam noções simples e básicas sobre as leis de trânsito e os cuidados que devem ter.

Para prender a atenção da criançada, que tem em média 3 anos de idade, e tornar o aprendizado ainda mais divertido, foram utilizados velocípedes e fantoches nas atividades. Os guardas mostraram as funções de cada sinal de trânsito e o significado das cores verde, amarelo e vermelho.

Para que a experiência fosse rica e desse aos alunos toda a realidade do que acontece no trânsito de verdade, foram usadas faixas que simulavam a de pedestres marcada nas ruas da cidade, reforçando todas as regras que devem ser respeitadas. A atividade aconteceu na Semana Nacional de Trânsito, mas as escolas podem agendar em outras ocasiões.

— É muito importante que crianças aprendam essas noções desde pequenas. Elas são multiplicadoras e, mesmo pequeninas, levam essa mensagem para seus pais, amigos e colegas, e até corrigem quem faz errado — explica a coordenadora da Patrulha Escolar, Simone Fernandes Rodrigues, acrescentando que as palestras têm como objetivo orientar e conscientizar, desde pequenos, sobre questões de cidadania e de segurança: — A ideia de educação no trânsito é ajudar a formar adultos responsáveis.

A escola que quiser, pode agendar a visita da Patrulha Escolar através do e-mail p.e.gcmn@hotmail.com.

Clique para comentar

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha Digital

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mais lidas